top of page

Introdução à Mitologia Grega e ao Folclore Brasileiro.

O projeto Arco-Íris nasceu de uma conversa informal que tive com Ana Hayss sobre a melhor forma de levar os temas abordados pelas mitologias mundiais, como forma de maturação psíquica saudável do sujeito, para as mais diversas fases da socialização infantil. A idéia principal é a de contar os mitos de várias tradições ao redor do mundo (principalmente o folclore brasileiro e a mitologia grega) através de histórias, músicas e atividades orientadas para as crianças em diversas fases de sua infância e pré-adolescência.

O projeto desenvolve-se num formato em etapas, condizentes com as diversas etapas de formação e maturação psíquica e social da criança. Cada uma das etapas será regida por uma cor.

 

Etapa Verde - 3 e 4 anos.

A etapa verde contará com mitos sobre a natureza, a idéia de mãe-terra e afins. Nessa fase enfatizaremos a consciência ecológica e a noção de sustentabilidade, vendo o planeta como um organismo vivo e sensível à ação humana.

 

Nessa etapa propõe-se um passeio orientado e um piquenique no Parque Lage.

 

Etapa Azul - 5 e 6 anos.

 

A etapa azul contará com mitos referentes à agua, mar, oceano, rios e lagos. Falaremos da importância da redução do consumo de água para o futuro do nosso Planeta.

 

Nessa etapa propõe-se um passeio orientado e um piquenique em um local a ser definido.

Etapa Amarela - 7 e 8 anos.

 

A etapa amarela contará com mitos referentes à energia, luz, Sol. Falaremos da energia pela qual somos movidos e a importância do consumo consciente para o bem da Terra.

 

Nessa etapa propõe-se um passeio orientado e um piquenique em um local a ser definido.

 

Etapa Anil - 9 e 10 anos.

 

A etapa anil tratará dos mitos sobre o céu e as estrelas. Nessa fase enfatizaremos as noções de ordem, organização, disciplina, comunicação, expressão e criatividade, vendo diversos mitos do céu e suas interpretações.

Nessa etapa propõe-se um passeio orientado e um lanche no Observatório de São Cristóvão ou no Planetário da Gávea.

 

Etapa Laranja - 11 e 12 anos.

 

A etapa laranja falará dos mitos de amor e das relações humanas. Nessa fase enfatizaremos as relações sociais de amizade, companheirismo, irmandade e cooperação.

Nessa etapa propõe-se um passeio orientado ao Educandário Romão Duarte, no Flamengo.

Etapa Vermelha - 13 e 14 anos.

 

A etapa vermelha tratará dos mitos de guerra, disputa, virtude, honra e falecimento. Nessa fase enfatizaremos as noções de conflito de interesses, virtudes e vícios, honra e mérito e a idéia de finitude.

Nessa etapa propõe-se um passeio ao Museu Histórico Nacional, com um lanche.

Etapa  Violeta - 15 e 16 anos.

A etapa violeta falará dos mitos acerca das diversas descobertas das diferentes possibilidades de verdades (filosóficas, religiosas, políticas...) possíveis em vários locais, épocas e crenças. Nessa fase enfatizaremos as noções de tolerância, respeito e convivência em sociedade.

Nessa etapa propõe-se a visita a um espaço ecumênico no Rio de Janeiro, à escolha dos pais ou a um bate-papo com diversos membros de diversas crenças, filosofias e ciências.

A faixa etária das etapas

As etapas são relativas às idades das crianças e pré-adolescentes e as escolhas dos mitos e temas a serem abordados estão sempre sujeitas às análises do perfil geral da turma.

Material

Aos participantes será fornecida uma apostila com um desenvolvimento mitológico dos temas abordados e das questões suscitadas, com espaço para anotações e, também, um certificado de participação ao final das etapas.

Justificativa

Esse projeto visa, dentro de seus limites e do possível para a carga horária estabelecida, reintegrar ao processo de socialização da criança e do jovem a contação de histórias como uma forma de introduzir de forma salutar as questões da vida cotidiana e dos valores necessários a uma convivência criativa e respeitosa em sociedade.

Muito das grandes críticas que sociólogos, antropólogos e psicólogos fazem à sociedade atual está na ausência de “ritos de passagem” entre as fases de maturação (psicológica e social) do indivíduo. Dessa forma procuramos familiarizar, de uma forma progressiva e saudável, a criança e o jovem com os desafios e conceitos da vida adulta.

O crescente interesse dos jovens e adultos pela literatura clássica suscitado pelo lançamento constante – e sucesso inquestionável - de obras que fazem referência direta ou indireta à mitologia e cultura grega clássica, torna-se um nicho louvável para um projeto que visa rejuvenescer a abordagem às sempre importantes raízes da cultura e do pensamento ocidental, seja de forma crítica, reinterpretativa ou ressignificativa. Como dizia Mircea Eliade, recontar o mito é “mergulhar no tempo dos tempos, o tempo de criação, onde podemos preencher a vida de significado”.

 

 

Objetivos

O projeto Arco-Íris visa:

* Criar um ambiente lúdico de socialização simbólica e criativa da criança e do jovem

* Ampliar interpretações possíveis sobre o mundo e a realidade através de um enfoque multidisciplinar sobre os temas tratados nas aulas

* Familiarizar crianças e jovens com os temas e conteúdos da literatura clássica, das mitologias mundiais e do folclore brasileiro

* Naturalizar o estudo das matérias de filosofia, história, geografia e sociologia

* Elaborar atividades lúdicas e debates com as crianças e jovens sobre os temas das aulas

* Divulgar a cultura clássica e o folclore brasileiro, incentivar a leitura dos clássicos da literatura ocidental e brasileira e, principalmente, auxiliar na interpretação das nossas questões sociais e psíquicas atuais

* Ampliar a criatividade infantil e infanto-juvenil

 

 

Conclusão

Pretendemos que o projeto seja um caldeirão criativo para as crianças e jovens tanto quanto um espaço de socialização e fomentação da cultura ocidental e do folclore brasileiro.

 

Renato Kress

Criador do Projeto Arco-Íris

Antropólogo e Cientista Político (PUC-Rio)

Especialista em Psicologia Analítica (IBMR)

Trainer em Programação Neurolingüística (DVNLP – Alemanha)

Diretor do Instituto ATENA

Projeto Arco-Íris

Copyright 2012 Cantinho do Teatro. No Animals were harmed in the making.

  • c-twitter
bottom of page